Vereadores de Redenção do Gurguéia cobram do presidente da AERG explicações sobre falta d'água na zona rural

  • 15/08/2023
  • em Legislativo

Na noite desta segunda-feira (14), os vereadores cobraram explicações do presidente da AERG, Berto Mendes, sobre a falta de água nas comunidades rurais onde foi colocado placas solares.  Segundo os vereadores, as reclamações são quase diárias, e que precisam ser tomadas providências para solucionar o problema que atingem dezenas de famílias. 

No começo da sessão, o vereador Sandro Henrique, ao falar sobre o primeiro poço a ser equipado com placas solares, o da comunidade Cupins, falou que não houve um diálogo com os moradores, ou até mesmo uma orientação principalmente sobre o horário que haveria água nas torneiras.

Já o vereador Bá Coqueiro, no seu entendimento falou que os mesmos erraram ao aprovar o projeto em que foi posto pelo executivo, sobre as placas solares.  "Erramos ao aprovar o projeto, deveríamos ter analisado melhor.  O projeto que foi encaminhado para ser aprovado por está casa, não era pra comprar placas solares e equipar poços individuais, e sim o projeto era pra ser adquirido um empréstimo para a construção de um parque solar, onde iria resolver o problema da falta d'água e dar um fôlego a AERG" disse o vereador Bá Coqueiro.

 

O vereador Paulo Sena, também foi na mesma linha do vereador Bá Coqueiro, "Ninguém falou que teria uma placa para cada poço" disse Paulo Sena, que disse ainda falou em achar uma solução para resolver o problema. "Precisamos resolver esse problema da água dos interiores com o prefeito e a AERG, para que o povo tenha água 24 horas por dia" ressalta o vereador. 

O presidente da AERG, explicou o motivo da falta de água, e falou ainda que é impossível se ter água 24 horas por dia, já que os poços são ligados em placas solares, e depende da luz do sol para funcionar. 

Ao ser questionado sobre a aprovação do projeto, o presidente da AERG explicou. "Não fui ouvido quando o projeto foi aprovado, aliás, vim saber do projeto das placas solares depois de muito tempo de ser aprovado" destacou o presidente. 

O vereador Neto Bizerra, também falou sobre o assunto, e que também vem recebendo reclamações sobre a falta de água nas comunidades onde o sistema de placas solares foi implantado. "Pra mim também é novidade, estou me adequando a esse novo modelo, tinha água praticamente todo o dia, agora tenho que ter água com o horário marcado", disse Neto Bizerra.