Câmara Municipal de Redenção do Gurguéia realiza 3ª Sessão Ordinária de setembro de 2025

  • 25/09/2025
  • em Legislativo

Redenção do Gurguéia-PI, 22 de setembro de 2025 – A Câmara Municipal de Redenção do Gurguéia realizou nesta segunda-feira a 3ª Sessão Ordinária do mês de setembro. A reunião contou com a presença dos vereadores: Amparo Gil (MDB) – Presidente, Sandro Henrique (PP), Edizon Ribeiro (PP), Edivaldo Rodrigues (MDB), Nilson Costa (MDB), Marquessandro Alexandre (MDB) e Evinólia Lago (MDB).

Pautas da Sessão

1. Votação do Projeto de Lei que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2026 (LDO).

2. Leitura do Projeto de Indicação para a criação e disponibilização de uma equipe multiprofissional especializada no atendimento de crianças com necessidades educacionais especiais no município.

3. Pronunciamento dos vereadores.

Votação da LDO 2026

Durante a leitura do parecer da Comissão de Constituição e Justiça, o vereador e secretário da Casa, Edizon Ribeiro, apresentou verbalmente uma emenda aditiva ao texto da LDO, propondo que o remanejamento e a transferência de recursos de uma dotação para outra só ocorressem mediante autorização legislativa.

Na votação, os vereadores Edizon Ribeiro, Sandro Henrique e Evinólia Lago apoiaram a emenda. Já os vereadores Edivaldo Rodrigues, Nilson Costa e Marquessandro Alexandre votaram a favor do texto original. Coube então ao presidente Amparo Gil o voto de desempate. O presidente optou por manter o texto original da LDO, justificando que o projeto esteve disponível para análise por vários dias sem que alterações tivessem sido apresentadas anteriormente.

Projeto de Indicação

A vereadora Evinólia Lago apresentou Projeto de Indicação ao Poder Executivo para a criação de uma equipe multiprofissional especializada no atendimento de crianças com necessidades educacionais especiais no município.

Pronunciamentos dos vereadores

Nos pronunciamentos, houve debate em torno de questões ligadas à educação municipal:

O vereador Sandro Henrique manifestou insatisfação com a resposta recebida da Secretaria de Educação a um de seus requerimentos.

O vereador Edivaldo Rodrigues rebateu Sandro, afirmando que, após diálogo com pais de alunos da região, constatou que o requerimento não correspondia à realidade local.

O vereador Edizon Ribeiro pediu a palavra para esclarecer a diferença entre “Escola de Tempo Integral” e “Escola em Tempo Integral”, destacando a necessidade de compreensão adequada sobre o tema.

vereador Nilson Costa parabenizou Sandro Henrique pelo interesse em sua comunidade, mas lembrou que, em seus oito anos como vereador de situação, tais cobranças não eram frequentes. Ele também criticou a gestão de Edizon Ribeiro na Secretaria de Educação, citando problemas durante o ano letivo anterior.

Em resposta, Edizon Ribeiro esclareceu que deixou a pasta em abril de 2024 e que as críticas não correspondiam ao período de sua gestão, rebatendo de forma veemente as acusações.

Encerramento

Nas considerações finais, os vereadores agradeceram a presença do público e destacaram a importância da participação popular, seja presencialmente ou pelo acompanhamento das sessões transmitidas pelas plataformas digitais da Câmara, no YouTube e Instagram.