Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Redenção do Gurguéia do dia 12 de maio de 2025
- 13/05/2025
- em Legislativo
Na segunda feira do dia 12 do mês de maio de 2025, precisamente as 18:00hrs, aconteceu a Sessão sob a presidência do vereador: Ampario Gil Pereira de Figueiredo acompanhado dos nobres vereadores: Edivaldo Rodrigues Dias, Marquesandro Alexandre da Silva, Edizon Ribeiro Leite, Paulino Quirino Alves de Sousa, Sandro Henrique Ferreira da Silva, Ronilda Leal. Os vereadores: Evinolia Borges do Lago Vogado justificou sua falta, já para o vereador Genilson Costa Pereira não justificou sua falta.
Em destaque as matérias do dia:
* Convocação da Presidente da AERG Darceilde Borges para dar esclarecimentos sobre Placas Solares.
No primeiro momento o Presidente solicita que o vereador: Sandro Henrique Ferreira da Silva faça a leitura dos salmos 23 e a vereadora Ronilda Leal fez a oração. A vereadora segue com seu discurso informa que o motivo da Convocação da Presidente da AERG Darcilene Borges Sales é porque houve denúncias de moradores sobre a retirada das placas solares das suas comunidades.
A Presidente da AERG inicia sua fala dizendo: - Que a equipe de transição encontrou muitas dificuldades, encontrou débitos com a Equatorial que são mais de 300 mil reais, e sobre o local onde estão sendo colocadas as placas retiradas seria a Secretária de Administração.
Em seguida o Presidente da Câmara pede para cada um dar sua opinião sobre a administração da AERG e sobre as placas solares. Onde segue com a palavra o vereador Paulino Quirino onde diz: - Que na sua opinião a AERG continuava nas mãos do nosso município e não seria administrava por outra empresa, no entanto não a nada o que fazer, contudo é importante entender como a nova empresa irá funcionar, quais os benefícios que essa empresa irá trazer ao município, ou seja, precisa ter uma fiscalização para que os usuários não sejam prejudicados.
Dando seguimento o vereador Edivaldo Rodrigues diz: - Que o Parque Solar de Redenção do Gurguéia é uma vergonha, pois o valor do empréstimo que foi feito foi muito alto para o Parque que foi apresentado. Em seguinte o vereador Sandro Henrique Ferreira fala sobre a fala do vereador Marquesandro da sessão do dia 05 de abril, diz que não é irresponsável como o vereador citou, e que todos os projetos foram votados com responsabilidade.
O Presidente da Câmara diz que o valor do empréstimo feito pelo executivo foi muito alto e o retorno não foi o esperado. O vereador Marquesandro reafirma que os vereadores que os vereadores da Gestão passada foram irresponsáveis porque o Projeto foi aprovado para fazer o Parque Solar e não colocar placas individuais. O vereador Edizon Ribeiro Leite diz: - Que precisa saber quem são os responsáveis da nova empresa que irá fazer a gestão da distribuição da água no município e pede para que os vereadores proponham fazer uma Taxa especial para as pessoas comprovadas de baixa renda consigam pagar suas contas.
Para finalizar o Presidente da Câmara relata que já está no mês de maio e até agora não recebeu mais nenhum Projeto do Executivo. Complementando o vereador Paulo Quirino diz: - Faz um apelo para o executivo trazer projetos para essa Casa Legislativa. E a Presidente da AERG finaliza dizendo que enquanto estiver no cargo designado está à disposição da Câmara.