Primeira Sessão Ordinária do mês de março da Câmara Municipal de Redenção do Gurguéia

  • 13/03/2025
  • em Legislativo

Na segunda-feira do dia 10 de Março de 2025, precisamente as 18:00hrs, aconteceu a 1ª Sessão Ordinária do mês de março no Plenário da Câmara onde o Presidente Interino o vereador: Paulino Quirino Alves de Sousa estava na companhia dos seguintes vereadores: Edizon Ribeiro Leite, Edivaldo Rodrigues Dias, Sandro Henrique Ferreira da Silva, Genilson Costa Pereira, Marquessandro Alexandre da Silva, Ronilda Leal Santos.

Presidente Interino declarou aberta a Sessão Solene sob uma leitura bíblica dirigida pela vereadora: Ronilda Leal Santos, e em seguida com uma oração dirigida pelo vereador: Genilson Costa Pereira e em seguida foi apresentada a seguinte PAUTA DO DIA:

* Distribuição e Leitura do Projeto de Lei Nº 03, de 28 de Fevereiro de 2025 que dispõe sobre a concessão de bônus aos usuários em débitos com AERG – Águas e Esgoto de Redenção do Gurguéia-PI e dá outras providências.

Em sequência o Presidente Inquirino coloca em discursão o Projeto citado acima para que os vereadores emitam sua opinião sobre o assunto. Sequencialmente o vereador Edivaldo Rodrigues disse: - Que conversou com o Executivo para mudar o texto do Projeto e definir o número de talões. Posteriormente o vereador Edizon diz: - É interessante que as pessoas contempladas pelo Projeto sejam cadastradas no Cadúnico. Seguindo o vereador Sandro Henrique diz: - Acha interessante que o Projeto seja retirado e faça um novo Projeto com outro contexto, ou seja, um novo Projeto em que mostre os usuários a importância de manter seus débitos em dia e evite problemas com a nova empresa que fornecerá água ao município futuramente, e para isso é necessário também muita conscientização através de Reuniões e Audiências Públicas sobre o assunto.

Em seguida o vereador Genilson Costa e o vereador Marquessandro emitem a mesma opinião sobre a questão do Projeto e dizem que o Projeto deve ter o desconto, mais que o usuário faça o pagamento a vista e não que faça o parcelamento, pois isso gerará um acúmulo de dividas. Posteriormente o vereador Edizon Ribeiro diz: - Que foi errado ter colocado toda a população para pagar o mesmo valor de taxa, e que deveria ter definido com o desconto de 50% para as famílias que recebem o Bolsa Família e as demais famílias deveriam ter descontos menores. Seguindo a vereadora Ronilda Leal diz: - Que o desconto é para pagamento a vista e acredita que o gestor irá rever essa questão do parcelamento no Projeto. Posteriormente o vereador Edivaldo Rodrigues pediu visto, ou seja, é um instrumento regimental que permite a suspensão do Processo para que seja analisado com mais atenção.

Houve a leitura distribuição e discursão de dois Requerimentos apresentados pelos vereadores: Edizon Ribeiro que fala sobre a importância da construção de muros para proteção dos poços de água que abastecem nosso município para evitar contaminação e do Requerimento apresentado pelo vereador: Paulino Quirino Alves que fala sobre a inclusão de quebra-molas na cidade que é de suma importância para a segurança na cidade, ambos foram votados pelos vereadores para serem enviados para análise do Executivo e ambos foram aprovados com UNANIMIDADE.

O vereador Edizon Ribeiro finaliza dizendo que é importante que o Executivo verifique as questões de iluminação pública, e o acúmulo de matos ao lado das ruas, pois ambos são problemas de locomoção da população.