Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Redenção do Gurguéia do dia 04 de novembro de 2024
- 08/11/2024
- em Legislativo
Na segunda-feira do dia 04 de novembro de 2024, precisamente as 18:00hrs, aconteceu a Sessão que foi presidida pela presidente: Nilda de Sousa, acompanhado dos nobres vereadores: Claudino Bezerra de Sousa, Evaldo Borges Pereira, Marquesandro Alexandre, Sandro Henrique Ferreira da Silva, Paulo Quirino Alves de Sousa, Edivaldo Rodrigues, Ronilda Leal Santos. O vereador: Paulo Roberto Sena faltou a sessão.
A presidente declarou aberta a Sessão sob uma leitura bíblica e oração dirigida pela vereadora: Ronilda Leal Santos, e em seguida foi apresentada a seguinte PAUTADO DIA:
* Apresentação da Chapa da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Redenção do Gurguéia-PI, para o biênio 2025/2026.
* Participação do Prefeito Municipal: Ângelo José Sena Santos.
* Discussões relacionadas ao município.
No primeiro momento o vereador: Paulo Quirino dar inicio a leitura a Chapa da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Redenção do Gurguéia-PI, para o biênio 2025/2026. Com a seguinte composição: Chapa 01: Juntos seremos mais fortes, onde o Presidente será: Sandro Henrique Ferreira da Silva, Vice-Presidente: Marquesandro Alexandre da Silva, 1º Secretário: Edzon Ribeiro Leite, 2º Secretário (a): Ronilda Leal Santos, e o Tesoureiro: Paulino Quirino Alves de Sousa.
Em seguida o vereador: Claudino Bezerra de Sousa fala sobre a prestação de contas do município de 2020, 2021, 2022 que teve muita dificuldade de acessar os Processos dos respectivos anos, no entanto conseguiu êxito em obtê-los através da boa administração feita pela equipe da Câmara Municipal, e por isso houve a demora em debater na sessão esse assuntos.
Em sequência a presidente agradeceu a presença do Prefeito Municipal e deu a palavra ao mesmo que disse: - Que estava muito feliz em estar na Casa Legislativa e partilhar esses momentos com todos ali presentes, e que todas as Sessões realizadas deixaram um marco na história de Redenção do Gurguéia principalmente para as próximas gerações, e que parabeniza todos (as) pela colocação da chapa sem confusão e isso é o melhor caminho. Entregou p Parecer da Prestação de Contas dos anos 2020,2021,2022 para análise da Comissão.
Posteriormente a presidente informa sobre a Interdição Total na BR-135, na altura do km 415 que aconteceu no dia 30 de outubro, em que reuniu manifestantes em protesto por segurança. Pois devido um grave acidente que ocorreu no mesmo local em que acabou matando duas crianças. Pensando em prevenir novos incidentes familiares e amigos das vitimas do acidente reivindicam melhorias na segurança da via. A manifestação é pacifica e busca soluções como: a instalação de redutores de velocidade como: quebra-molas, ou radares, na área do acidente. E que concorda com as mudanças pois assim poderá evitar novos incidentes trágicos no trecho. Em seguida a presidente continua sua fala mencionando que a: Instituto de Terras do Piauí (Interpi) entregou títulos de terra em Redenção do Gurguéia, e realizou uma ação de regularização fundiária na Estiva em Redenção do Gurguéia, essa iniciativa marca um avanço significativo para a segurança jurídica e o desenvolvimento das regiões. As entregas fazem parte do programa Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), uma parceria entre o Governo do Estado do Piauí, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) da ONU e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa, focado em municípios do semiárido piauiense, busca promover o desenvolvimento sustentável e garantir a inclusão social e econômica das famílias rurais por meio da regularização fundiária, facilitando o acesso a politica públicas. A presidente ressalva que os organizadores do evento deveriam ter convidado os vereadores da Câmara Municipal e o Prefeito Municipal para entrega desses títulos, visto a grande importância para o município.
O vereador Edivaldo Rodrigues complementa e diz: - Que não haveria mudança politica ao convidar as autoridades politicas e poderia sim ter convidado, e a entrega dos títulos foi algo muito importante e só quem ganha é o município, e a organização falhou em não convidar o principal representante daquele interior que foi o senhor: Estevam. O prefeito em sequência diz: - Parabéns ao Governo do Estado pela iniciativa. E em seguida o prefeito continua agora relatando sobre a reunião que participou sobre a criação Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MIRAE), para o relator a Agespisa não tem solução, todo mês ela tem despesas altíssimas, a água não está sendo bem tratada, não está resolvendo os problemas de maneira eficaz, e um item fundamental que o Estado e os Municípios precisam ter é o investimento para colocar o saneamento básico nas cidades, a Prefeitura não tem o recurso ainda, para se ter uma ideia para colocar o saneamento básico em Redenção do Gurguéia é cerca de 10 milhões, nem o Governo Federal, nem o Governo Estadual e nem o Municipio tem esses recursos, até 2033 todas as cidades precisam ter água para todos e de qualidade e ter saneamento sanitário. A (MIRAE) não passa para a votação da Câmara, pois dentro da PPN e dentro do Governo do Estado uma votação para a criação dessa estrutura e a maioria decidiu por isso. E o Estado é maior e ele é o responsável pela distribuição de água nos municípios e Redenção já faz parte das cidades que serão abrangidas. Com essa empresa não vai mais existir a AERG, pois a empresa irá assumir tanto as cidades como o interior.
A presidente questiona o prefeito perguntando oque achava da indicação de Gilmar para gerente do REDENPREV pela Câmara Municipal, o Prefeito Municipal responde: - Que não ver nenhum problema ter o indicado, visto que já presta um bom trabalho, assim como não vejo problema o SECONPREV ser a empresa que presta serviço ao REDENPREV, pois já atende além de Redenção vários municípios de grande porte e nunca houve problemas e nem escândalos envolvendo a empresa em questão.